AIKIDO

 

 

    A arte da não-resistência utilizando-se da energia de seu atacante, controlando e neutralizando-o sem requerer o uso de força física.

 

    Aikido ou aiquidô é uma arte marcial criada no Japão em 1942 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe). Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais no Aikido foram Kishomaru Ueshiba (1921 - 1999) e Moriteru Ueshiba (1951).

 

 

    "O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando a vocês a não-violência." - Morihei Ueshiba (O'Sensei).

 

    O Aikido por não possuir competições, ensina a transformar os conflitos em ações construtivas, dentro do verdadeiro espírito do "BUDO"*.

 

    Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Se especializa em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios. As técnicas de segurar os pulsos eram bastante comuns para evitar o saque de uma espada ou para desarmar um oponente. No combate o aikido tem por costume nunca recuar. Filosoficamente, no Aikido não se utilizam falsos ataques, pois a intenção de um aikidoka deve ser sempre sincera e precisa.

 

    Se o adversário puxa o aikidoca, este o empura e logo o gira; se o adversário avança, o aikidoca o gira e tão logo o puxa. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).

 

Bokken

 

 

    Na sua teoria espiritual, parte fundamental da luta, o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki, comum às práticas zen e à ioga. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).

 

    Em tradução livre  Aikido significaria "caminho da harmonização das energias". O termo dô pode ser achado no judô ou no kendo, ou na arte da caligrafia (shodō) ou do arranjo de flores (kadô); a palavra "DO" cujo kanji os chineses leem como "TAO", significa “a verdade última, o logos, Deus”.  O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço.

 

    O motivo pelo qual se usa a calça Hakama, no Aikido, é porquê o Hakama é, através de suas sete pregas, a representação das sete virtudes do Samurai.

 

 
Hakama

 

    Um dos maiores representantes desse estilo marcial é o famoso ator de Hollywood Steven F. Seagal. Ainda adolescente, partiu para o Japão para aprender artes marciais, tendo-se tornado mestre em aikido. Naquele país, abriu uma agência de segurança de autoridades e ministrava treinamento para órgãos como a polícia japonesa e agentes da CIA e militares americanos. Especializou-se também no uso e manuseio de armas de fogo de diversos calibres, tendo ministrado cursos na área para diversas forças de segurança. Em 1980, regressou aos EUA para exercer as mesmas atividades que realizava com sucesso no Japão, tendo rapidamente encontrado diversas oportunidades na área cinematográfica. O seu primeiro filme como ator foi “Above the Law” (no Brasil “Nico, Acima da Lei”), de 1988, que também produziu e escreveu. Seagal é faixa preta 7º Dan de Aikido, sendo o primeiro ocidental a abrir um Dojo no País. Além de mestre em Aikido é faixa preta em Judô, Karatê, Kendo e Hapkido. Possui uma banda de rock estilo blues, além de produzir outras bandas do mesmo ritmo. Também é ativista pela paz mundial e pelo tema ambiental, principalmente em relação à devastação de áreas nativas norte-americanas e ao uso indiscriminado de combustíveis poluidores; ministrando diversos seminários e palestras pelo mundo sobre o assunto, e esporadicamente abordando o tema em alguns de seus filmes. Steven Seagal é também delegado em Jefferson Parish, no estado da Louisiana, EUA. Além de trabalhar ao lado da SWAT como professor, ensinando oficiais a usar armas de fogo e técnicas de combate corpo-a-corpo.

 

Steven F. Seagal